Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Polícia Federal deflagra Operação ‘Mãe-Terra’ com cumprimento de mandado em Lucas do Rio Verde

Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (09) a operação ‘Mãe-Terra’, e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Sinop (MT), em endereços residenciais e comercial localizados nos Municípios de Sorriso e Lucas do Rio Verde. O objetivo é colher provas para instruir o Inquérito Policial instaurado para apurar a prática do crime de importação e comercialização ilegal de agrotóxicos de origem estrangeira.

As investigações iniciaram a partir de denúncias que apontavam um dos suspeitos como um dos principais contrabandistas de agrotóxicos de Sorriso e região. Além disso, em fiscalizações realizadas pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - já foram identificados agrotóxicos ilegais em propriedades rurais atribuídas aos investigados.

Informações obtidas pelo COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) confirmaram a existência de grande movimentação bancária suspeita na conta dos investigados. A partir de informações obtidas com a quebra de sigilo bancário autorizada pela Justiça Federal, foi possível identificar que os suspeitos de comercializar fertilizantes ilegalmente importados movimentaram, em apenas dois anos, R$ 154 milhões de reais, dos quais, grande parte, sem identificação de origem e destino, e também, para pessoas que já responderam pelo crime de transporte e uso ilegal de defensivos agrícolas.

As investigações objetivam determinar quem são os fornecedores nos países fronteiriços, a estrutura logística utilizada para o transporte, e os destinatários. Os suspeitos poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 56 da Lei 9.605/98, com pena de 01 a 04 anos de reclusão, e multa, e art. 15 da Lei 7.802/89, com pena de 02 a 04 anos de reclusão, e multa, dentre outros crimes que serão apurados no curso das investigações.

12/05/2022 | Alternativa FM


Mais Noticias

24/05/2022 | Lucas do Rio Verde

Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde começa a implantar o Programa 5S

Objetivo é aumentar a qualidade na prestação de serviços à comunidade

24/05/2022 | Lucas do Rio Verde

Prefeitura publica edital para comprar diferentes tipos de pedra brita

Outros 10 editais de licitação estão publicados no site da prefeitura

23/05/2022 | Lucas do Rio Verde

Expansão de Lucas do Rio Verde será discutida em audiência pública

O perímetro a ser expandido, cerca de 30%, consta no Plano Diretor do município

23/05/2022 | Lucas do Rio Verde

Troca de cartões Ser Família Emergencial será na Secretaria de Assistência Social

Beneficiários que ainda não efetuaram, devem providenciar a troca até o dia 31 de maio

VEJA MAIS