Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Município reforça ações de proteção a crianças e adolescentes durante o Carnaval

Objetivo é prevenir e combater violações de direitos humanos contra o público infantojuvenil

 (Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Na noite desta sexta-feira (09) foi realizada uma operação do Conselho Tutelar e Guarda Civil Municipal (GCM), que contou com apoio de todas as forças de segurança. A ação aconteceu nos bares de Lucas do Rio Verde, com objetivo de reforçar a proteção e enfrentamento as violações de direitos humanos de crianças e adolescentes durante o Carnaval.

Outro objetivo foi mobilizar a sociedade para a importância do respeito e do cuidado com o público infantojuvenil neste período.

?Estamos trabalhando por meio de um regime extraordinário. Vamos atuar no plantão de 24 horas e, conforme vierem as diligências, estamos aptos a prestar todo o serviço necessário diante das demandas que porventura vierem?, explicou a conselheira tutelar, Naiara Cáceres.

A violência infantojuvenil atinge alguns níveis, segundo o conselheiro tutelar, Lailson Silva Santos. ?Existe a violência física, psicológica e sexual, além da negligência e maus tratos. O turismo sexual infelizmente também é uma realidade e durante o carnaval, com a vinda de pessoas de fora. O cuidado deve ser redobrado com os menores de idade?, reforçou.

A orientação do Conselho Tutelar aos pais e responsáveis das crianças e adolescentes é o resguardo deste público, mais atenção e monitoramento deles neste período de festas, para que não estejam desacompanhados pelos seus responsáveis em locais públicos.

"Temos vários estabelecimentos comerciais que precisam de fiscalização, não só das forças de segurança, mas as demais órgãos municipais. Precisamos orientar, a operação que é extremamente positiva quando se trabalha em equipe", explica comandante da Guardar Civil Municipal, Jota Lima.

Denuncie

A comunidade pode e deve denunciar casos de violência e maus tratos a crianças e adolescentes. Ligue no 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil), 153 (Guarda Civil Municipal), e também no número de plantão do Conselho Tutelar, no (65) 99241-8162.

Disque 100

Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia sobre violações de direitos humanos da qual seja a vítima ou mesmo tenha conhecimento de que acontece com outra pessoa. O Disque Direitos Humanos ? Disque 100 está disponível diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

10/02/2024 | Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino e Maira Matos


Mais Noticias

26/07/2024 | Pesquisa

Ensaio de Competição de híbridos de milho da Fundação Rio Verde contribui para a tomada de decisão do produtor

Os resultados e as informações promovidas pela competição é de grande importância para o produtor

24/07/2024 | Investigação

Polícia Civil esclarece homicídio de filha de deputado e prende ex-marido pelo crime; irmão do suspeito também é preso

Raquel Cattani, 26 anos, foi encontrada morta na manhã de 19 de julho, por familiares; vítima tinha diversos ferimentos por arma branca

18/07/2024 | Comitiva Americana

Comitiva de produtores norte-americanos visita Fundação Rio Verde

Produtores radicados na região de Illinois buscam entender avanços tecnológicos e práticas agrícolas brasileiras

11/07/2024 | Lucas do Rio Verde

Saúde realizará vacinação no PAM neste sábado (13)

Todos os interessados precisam, obrigatoriamente, portar documento oficial com foto e carteira de vacina

VEJA MAIS