Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Educadores recebem orientações em palestra sobre exploração sexual infantojuvenil

Assistência Social promoveu encontro em ação de Campanha Maio Laranja

 (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Para abordar o tema Maio Laranja, mês alusivo à Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças, a Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde promoveu uma palestra para os educadores da rede municipal. A equipe do Creas, com apoio da Polícia Judiciária Civil, por meio do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher, orientou os docentes na abordagem do tema em sala de aula e como proceder na identificação de supostos casos de abusos denunciados por alunos.

O coordenador do Creas, Williton Martinelli, explica que, apesar de todos os anos o tema da Campanha Maio Laranja ser o mesmo, as abordagens mudam com o objetivo de formar uma maior rede de apoio. ?Trazer os professores para o tema é importante, já que eles lidam diretamente com o público a quem se refere a campanha. É muito importante a percepção do educador perante algumas atitudes do aluno, depoimentos. E fazer isso com toda segurança, tanto da criança, quanto profissional, é fundamental para a proteção dessa criança em todo esse processo?, explica o coordenador.

Além da palestra, a equipe da Secretaria de Assistência Social dará todos os subsídios para que a escola possa fazer uma denúncia segura. A secretária adjunta, Débora Carneiro, explica que as denúncias de abusos infantojuvenis são feitas através do Disque 100 e também de outros serviços da Secretaria. ?O Disque 100 é um canal nacional, mas a denúncia chega para o município de origem. As denúncias podem ser feitas também pelo Cras, Creas ou mesmo Conselho Tutelar. Lembrando que qualquer pessoa pode denunciar?, frisa Débora.

Para a secretária de Educação, Elaine Lovatel, a iniciativa é muito importante, já que a escola é um setor de bastante acolhimento e atenção. ?Todos nós, profissionais da educação, devemos estar atentos aos pequenos sinais que as crianças nos dão, de forma a abranger a aba sistêmica. Juntar as forças das secretarias de Assistência Social e de Educação, faz que o professor se sinta mais seguro nas suas tomadas de decisões e que a criança se sinta à vontade em chegar no professor, relatar a situação que passe dentro de casa?, avalia.

A Comarca de Lucas do Rio Verde possui atualmente 51 processos de estupro de vulnerável envolvendo vítimas infantojuvenis. O juiz da Segunda Vara Criminal do município, Evandro Juarez Rodrigues, enalteceu o evento promovido para auxiliar das políticas preventivas. ?Vejo com bons olhos o engajamento de um serviço essencial na nossa comunidade que o Creas faz, de acompanhar as vítimas de violência sexual e violência doméstica e demais crimes da Segunda Vara Criminal. O crescente número de violência sexual contra menores e de violência doméstica revelam que estamos com uma sociedade que precisa de cuidados maiores para melhoria do atendimento das vítimas e também para retenção desse crescente número de violência que ocorre dentro dos lares, ambiente que deveria ser o mais seguro?, conclui o magistrado.

Denuncie

O disque 100 é um serviço disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.


O Centro de Referência de Assistência Social (Creas) é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social, nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Em Lucas do Rio Verde, o serviço está localizado na Av. Bahia - Jardim das Palmeiras, Lucas do Rio Verde ? MT. Telefone: (65) 3548-2565.

19/05/2022 | Ascom Prefeitura/Maíra Matos


Mais Noticias

29/06/2022 | Lucas do Rio Verde

Região da Escola Ceconello começa a receber melhorias na sinalização de trânsito

Obras incluem faixas elevadas, reforço da pintura de solo, nova rotatória e alteração de sentido

28/06/2022 | Lucas do Rio Verde

Atletas de Lucas do Rio Verde conquistam pódio em competição nacional de jiu-jítsu

Essa é uma das mais recentes modalidades atendidas pelo Programa Viva Lucas

28/06/2022 | Lucas do Rio Verde

Internações e casos de Covid voltam a subir e geram alerta em Lucas do Rio Verde

O número de pessoas infectadas aumentou de 2 confirmados para 296 nos em menos de 60 dias

28/06/2022 | Lucas do Rio Verde

CAE auxilia microempresas e empresas de pequeno porte a acessar crédito de até R$ 100 mil

Essa linha é voltada para empresas que tenham pelo menos doze meses de atividades

VEJA MAIS