Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Programa Mais MT Muxirum motiva adultos a ler e escrever em Lucas do Rio Verde

Matrículas gratuitas estão abertas até o dia 30 de setembro
Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

A educação oportuniza realização de sonhos. Na noite desta segunda-feira (27), oito alunos que estão participando do Programa Mais MT Muxirum, que alfabetiza jovens e adultos, receberam a visita do prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, primeira-dama Janice Ribeiro e da secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel, na abertura da aula.

O objetivo do programa do Governo de Mato Grosso é aumentar o índice educacional entre jovens e adultos em cinco anos. O público-alvo são pessoas com mais de 15 anos. 

“Esta parceria com o Estado é uma ótima oportunidade e a gente espera que mais pessoas possam ter a mesma determinação destes alunos que estão aqui presentes. Meu pai não sabia ler e eu o ensinava quando criança. Eu percebia o interesse que ele tinha, que ele queria aprender e não teve a oportunidade de aprender. Eu desejo que façam um bom proveito deste aprendizado que é único e não tem hora para começar. Assim como não tem hora pra ser feliz, né? Aprender é sempre uma boa oportunidade”, incentiva o prefeito Miguel Vaz.

As aulas estão sendo realizadas na Primeira Igreja Batista, no Jardim das Palmeiras, e as matrículas ainda estão abertas até a próxima quinta-feira, dia 30 de setembro.

“O objetivo do MT Mais Muxirum é oportunizar as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar quando criança.  Esta parceria entre governo estadual, município e, também no caso aqui de Lucas do Rio Verde, com a Igreja Batista, que está cedendo o espaço, faz com que tenhamos um  espaço confortável, favorecendo melhor ainda o processo de aprendizagem. É um projeto que faz diferença porque muitos deles estão retornando aos bancos escolares e para outros é a primeira vez. Vai marcar a vida dessas pessoas”, enfatiza a secretária Elaine.

Arlanete Mendes da Silva, 49 anos e doméstica, é uma das alunas do projeto e vê a iniciativa como um novo mundo se abrindo na vida dela. “Quando eu era criança, morava na roça e o trabalho era pesado, sem tempo para os estudos. Meus pais também eram analfabetos e achavam que os filhos não precisavam estudar, apenas a dedicação do trabalho braçal. A gente que não sabe ler, passa muita vergonha. Mas agora tenho oportunidade de aprender e perto de casa ainda. Estou ansiosa e graças a Deus eu vou conseguir saber ler e escrever”, conta emocionada.

Programa Mais MT Muxirum 
Palavra do tupi guarani que significa “mutirão”, “fazer juntos” – possui o desafio de erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, no Estado de Mato Grosso, nos próximos cinco anos, que não tiveram acesso à escola no tempo certo, tendo agora a chance de aprender a ler e escrever.

A matrícula é gratuita e deve ser feita no Centro de Formação, de terça a quinta-feira, das 8h às 10h, nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Mais informações pelo telefone (65) 99233-1890 (Laura).

28/09/2021 | Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos


Mais Noticias

18/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Prefeitura e parceiros lançam Campanha do Agasalho 2024

Lucas do Rio Verde contará com vários pontos de coleta

18/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Viva Lucas: Copa de voleibol inicia neste sábado com 19 equipes inscritas

Abertura oficial acontece no Ginásio Rio Verde a partir das 19h

18/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Quatro UBSs atenderão em horário estendido para vacinação nesta sexta-feira (19)

A ação da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde será das 17h às 20h30

17/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica recebe capacitação do projeto ?Casa de Eurídice?

Totalmente on-line, a ferramenta conta com atendimento virtual às vítimas de violência doméstica

VEJA MAIS