Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Lucas do Rio Verde poderá se tornar grande centro tecnológico, afirma Marino Franz

Arquivo pessoal

“Mais do que transportar grãos produzidos em Lucas do Rio Verde e região, a implantação da primeira Ferrovia Estadual (Rumo Logística) vai possibilitar importantes investimentos para o município e região”. Essa é a visão do empresário e ex-prefeito Marino José Franz, ao falar sobre o planejamento e desenvolvimento que o município terá com a chegada dos trilhos, durante entrevista à Rádio Alternativa FM.

O contrato entre o estado, município e a empresa Rumo Logística (ganhadora do certame e autorizada a fazer o empreendimento) aconteceu na última segunda-feira, 20 de setembro. A previsão é que as obras iniciem já em 2022, com chegada dos trilhos em Lucas do Rio Verde em 2028.

O investimento será de aproximadamente R$ 11,2 bilhões. Os trilhos sairão de Rondonópolis, passará por Cuiabá, Nova Mutum e por fim, Lucas do Rio Verde.

Além da ferrovia que será construída pela Rumo Logística (Ferronorte), há ainda a expectativa da chegada dos trens da FICO – Ferrovia Integração Centro Oeste  (Vale do Rio Doce) e a Ferrogrão (Pará/MT).

O empresário citou, por exemplo, que Lucas do Rio Verde poderá ser um grande polo industrial para fabricação de tratores e implementos agrícolas, como é hoje a região de Caxias no Rio Grande do Sul.

“A FICO, por exemplo, sendo instalada em Lucas do Rio Verde poderá levar para o porto de Santos os grãos e carnes aqui produzido e trazer o minério de ferro para fazemos um grande polo metal/mecânico, dessa forma mudamos de fato a economia. O Rio Grande do Sul não produz ferro, o produto sai de Minas Gerais e vai para Caxias, Bento Gonçalves e Erechim, onde são fabricados os equipamentos para depois vir para Mato Grosso. Isso para mim é um modelo esgotado já. Temos que preparar o município de Lucas do Rio Verde para ser um grande terminal com várias frentes”, citou.

“Não tem alternativa de desenvolver um estado ou uma região sem agregação de valores. As ferrovias não vão melhorar a vida das pessoas. Vai melhorar se tivermos inteligência e projetos que possam viabilizar as segundas cadeias produtivas e assim, efetivamente trazer emprego e renda para o município, para as pessoas e para o estado. Do modo que estamos fazendo hoje em Lucas do Rio Verde”

CENTRO TECNOLOGÓGICO  

De acordo com o empresário e ex-prefeito Marino Franz, Lucas do Rio Verde tem potencial para se tornar um grande centro tecnológico.

“Nós temos que transformar a Fundação Rio Verde em um centro de alta tecnologia. Hoje a Fundação tem a função de fazer a feira (Show Safra BR-163) e validar experimentos, porém, ela não cria tecnologia. Mas lá, temos algumas vantagens: temos auditório de primeiro mundo, temos equipamentos, estação meteorológica e está bem localizada. Então, na minha visão, deveríamos criar uma área de tecnologia de 400 hectares, 200 hectares já temos. Nesse espaço poderíamos colocar todas as universidades, institutos, centros de pesquisas e até mesmo um hospital-escola”, comento Franz.

Ainda de acordo com Marino Franz, todas as instituições devem trabalhar de forma integrada para que os resultados gerem o desenvolvimento.

“Uma universidade por si só, não gera grande resultados, por exemplo, agora de forma integrada ela pode contribuir muito. Por exemplo, temos hoje em Lucas do Rio Verde PHD’s em melhoramento genéticos, engenheiros altamente qualificados em empresas como a FS Biocombustíveis, entre outras, e que trabalhando de forma integrada, pode ser ainda mais benéfico para o desenvolvimento do município”.

“Temos que gerar alta tecnologia de valores agregados. Por exemplo, as enzimas para fabricação do etanol, elas vem tudo da Bélgica ou de Curitiba, poderíamos fazer aqui, produtos para a agricultura poderemos fazer tudo aqui. Não podemos mais importar esses produtos”, reafirmou o empresário.

OUÇA NA INTEGRA A ENTREVISTA:    

27/09/2021 | Alternativa FM


Mais Noticias

25/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

25/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Seletivo 03/2024: provas serão aplicadas nesta quinta-feira (25)

Candidatos podem consultar o local no site do Selecon

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde sedia Jogos Escolares e Estudantis com participação de 1200 atletas

Abertura será no dia 26 de abril no Ginásio Didé Martins às 20h

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Dia Mundial da Criatividade é comemorado com oficinas, palestras e atividades culturais

As atividades aconteceram em três pontos da cidade com participação dos luverdenses

VEJA MAIS