Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Laboratório Municipal implanta novo sistema de entrega de senhas

O objetivo do agendamento escalonado é melhorar o fluxo e o atendimento

 (Foto: Arquivo Ascom Prefeitura)

Uma medida simples, mas que impacta o atendimento dos usuários do Laboratório Municipal. Desde o ano de 2021, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde está trabalhando na unidade com um sistema de escalonamento de senhas para atendimento do público, que é em média 300 pacientes por dia.

Importante salientar que o escalonamento passou por uma nova adaptação e foram incluídos dois novos técnicos para realizarem as coletas dos exames, possibilitando assim mais celeridade.

Para fazer exame no Laboratório Municipal, o cidadão deve fazer agendamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h30. Apenas para casos de urgência o agendamento poderá ser feito até às 11h. Após o agendamento, o paciente recebe uma guia com o horário para coleta.

Nesse método, o usuário visualiza o horário de seu atendimento escrito em guia e possibilita que ele não precise aguardar durante um longo tempo na fila, devendo chegar em torno de 15 minutos antes do horário agendado.

Para coleta, a unidade faz a distribuição de senhas com disponibilidade de 150 exames a cada 30 minutos, sendo: das 6h às 6h30 ? para 150 exames, das 6h30 às 7h - para 150 exames, em seguida das 7h às 7h30 para 150 exames e às 7h30 ? mais 150 exames.

Proporcionar conforto e segurança para os luverdenses é uma ação constante da Secretaria, bem como monitorar a qualidade do atendimento com frequência para garantir a satisfação do cidadão.

?O sistema está 100% operante! Nossa busca é para que os pacientes entendam seu horário informado na guia, para que continuemos com organização, eficiência e qualidade no atendimento?, afirma farmacêutica Fernanda Dotto. Ela ressalta que a medida, além de organizar o atendimento, melhora o acolhimento dos usuários que foram encaminhados para exames no laboratório.

As análises são realizadas por profissionais qualificados, entre eles bioquímicos e biomédicos, técnicos de enfermagem, apoio administrativo, técnico de laboratório e citologistas.

Atualmente, o Laboratório Municipal oferta 54 tipos de exames, incluindo os adicionados recentemente: Dosagem de Bilirrubina total, Dosagem de Bilirrubina direta, Dosagem de Bilirrubina indireta, Dosagem de gama GT, Dosagem de sódio, Dosagem de potássio, Dosagem de lítio, Dosagem de antígeno prostática total, Dosagem de Vitamina B12 e Dosagem de Vitamina D.

INDICADORES

Conforme a Secretaria de Saúde, com a implantação do sistema, também é possível obter indicadores, como número de pacientes atendidos, tipo de exame realizado e produtividade dos colaboradores.

Todos os exames realizados no laboratório já são lançados no Sistema Integrado de Gestão de Serviço de Saúde, tornando os resultados disponíveis de forma on-line, para acesso do médico nas unidades.

18/05/2022 | Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino


Mais Noticias

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde é campeã em prêmio do Sebrae

Coordenador da unidade alcançou 9.939 atendimentos e é o primeiro do ranking estadual

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (29)

Medida foi estabelecida pelo Decreto nº 6.655/2024; serviços essenciais permanecem inalterados

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

UAB/UFMT: matrículas abertas para aprovados no curso de Especialização em Educação

Prazo final para efetivar a matrícula é dia 29 de março

VEJA MAIS