Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Idoso é atacado por enxame de abelhas em Lucas do Rio Verde

Divulgação

Um idoso foi atacado por um enxame de abelhas em Lucas do Rio Verde (MT), na tarde desta sexta-feira (19).

Um morador do bairro Parque das Emas foi atacado por um enxame de abelhas-europa. Ele estava caminhando pela rua onde mora, quando o enxame de abelhas o atacou.

De acordo com o Cabo BM Alexandre Silva (13ª CBM) o enxame estava abrigado em um bueiro. No terreno em frente havia um maquinário da prefeitura realizando a limpeza.

“Essas abelhas fizeram uma colmeia em uma galeria de esgoto no começo da rua. E certamente com o barulho do maquinário realizando a limpeza do terreno, as abelhas ficaram agressivas e o idoso ao passar pela rua foi atacado”, comentou o militar.

Em pânico, o homem correu por vários metros e pediu ajuda a um vizinho, que o cobriu com um edredom. Mesmo assim, o idoso teve cerca de 50 ferroadas pelo corpo e foi levado para o Pronto Atendimento Municipal – PAM e segue em observação.

A guarnição composta ainda pelos Soldados BM Rômulo e Rodrigues, utilizou uma espécie de lança chamas para afastar as abelhas de perto do idoso, que continuava debaixo do edredom.

“Foi necessário uma ação rápida e enérgica de extermínio da guarnição para a segurança do cenário e salvamento da vítima. Em cima do edredom existiam várias abelhas que estava tentando atacar esse senhor. O idoso foi encaminhado consciente, intensa dores no corpo, edemas e está sendo monitorado no PAM”, acrescentou.

Os militares solicitaram apoio de um apicultor, que deverá fazer a retirada da colmeia do bueiro e evitar novo ataque aos moradores da região.

Recomendações

Os militares do Corpo de Bombeiros (13ª CBM) fazem algumas recomendações em caso de ataque de abelhas.

“É importante que a pessoa, mesmo diante de uma situação extrema, não tente matar ou espremer a abelha. Ao ser esmagada a abelha acaba liberando um feromônio. Isso serve de um sinal para que as abelhas entendam há um agressor e a colmeia pode estar em risco e essa pessoa vai sofrer fortes ataques do enxame. Foi o que aconteceu com esse idoso. Ele correu mais de 100 metros e as abelhas seguiram esse rastro até no vizinho, aonde ele (idoso) se abrigou”, salientou Cabo BM Alexsandre.

Ainda de acordo com o militar, nesse período de chuvas é comum as abelhas fazerem a migração à procura de locais protegidos para montar suas colmeias.

“Pode ocorrer vários ataques e a pessoa deve se afastar daquele local e tentar não espremer nenhuma abelha e assim evitar que ela libere o feromônio e a vítima não ser atacada pelo enxame. Recomendamos que busque um abrigo, ligue para a guarnição no 193 e vamos encaminhar a viatura de salvamento”, concluiu.

Em situações de ataque de abelhas em que as vítimas correm o risco de sofrer ferimentos graves e que podem levar a morte, os militares do Corpo de Bombeiros fazem o extermínio parcial do enxame. Caso contrário os militares trabalham em parceria com apicultores, que fazem a captura de todo enxame com segurança, evitando a mortalidade das abelhas, que são essenciais para o nosso ecossistema.

20/11/2021 | Alternativa FM/João Ricardo


Mais Noticias

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde arrecadou mais de R$ 100 mil no ?McDia Feliz 2023?

Organizadores agradeceram parceria com entrega de certificados e troféus

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Cadastros para novas castrações estão temporariamente suspensos na UPC

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está organizando um mutirão de atendimento

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Programa de Aquisição de Alimentos realiza entrega em Lucas do Rio Verde

Famílias que vivem em extrema vulnerabilidade e são assistidas pelo Cras receberam quase 3 mil quilos de frutas, verduras e hortaliças

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Esporte está com inscrições abertas para o 10º GP de Ciclismo

A competição será no dia 05 de maio e as inscrições são limitadas

VEJA MAIS