Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Dia Nacional do Campo Limpo retoma celebração presencial com ações de sustentabilidade

De volta ao formato presencial, Fundação Rio Verde realiza o DNCL (Dia Nacional Campo Limpo) com o evento Portas Abertas na Central de Recebimento de Embalagens Vazias
ASSESSORIA

Ter um local preparado para receber e descartar de forma correta as embalagens vazias dos defensivos agrícolas ajuda os produtores rurais nas boas práticas sustentáveis, colaborando com a defesa do Meio Ambiente. Exemplo desse trabalho é o senhor Miguel Leandro Hoffmann, produtor de Lucas do Rio Verde (a 350 km de Cuiabá). Ele conta que tem o cuidado de fazer o descarte correto de 100% do que compra, seja das embalagens de defensivos agrícolas ou de outros produtos que compõem a logística reversa.

"É um prazer fazer a nossa parte, produzir alimentos e cuidar do meio ambiente, com a destinação correta das embalagens. Celebro com orgulho os resultados alcançados com a atuação conjunta”, enfatizou o produtor.

Anualmente, no dia 18 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), dedicado ao descarte correto das embalagens de defensivos agrícolas. Com o tema "Comemorando Juntos as Conquistas de Todos", a 18ª edição reúne, produtores, fabricantes, distribuidores, entidades do setor produtivo e organizações públicas e privadas que comemoram juntos os resultados do Sistema Campo Limpo com a implementação da categoria do DNCL -Sustentabilidade.

Para marcar a data e reforçar a conscientização da comunidade, a Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde (Fundação Rio Verde), em parceria com o Conselho Estadual Das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários de Lucas do Rio Verde (Cearpa-LRV), promove uma série de ações, como palestras em unidades de ensinos, doação de mudas e homenagem aos produtores.

A iniciativa faz parte do programa de logística reversa das embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, criado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV). Referência mundial na destinação ambientalmente correta desse material, o Brasil encaminha mais de 94% das embalagens plásticas primárias de defensivos agrícolas comercializados em todo o país.

A Fundação Rio Verde realiza esse trabalho desde o ano de 1999, no município de Lucas do Rio Verde, se tornando a terceira Central de Recebimento de Embalagens Vazias do Estado a realizar esta prática, como explica o Gestor Ambiental da Fundação Rio Verde, Rangel Rui Portela. "Hoje nossa central é uma das cinco maiores do Estado com destinação de mais de 1.300 toneladas de embalagens vazias, seja para reciclagem ou incineração", afirmou Rangel.

"O Sistema Campo Limpo no qual a Fundação Rio Verde e o Cearpa fazem parte tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas, entre todos os elos da cadeia produtiva, sejam eles agricultores, fabricantes, canais de distribuição e com o apoio do Poder Público para a realização da logística reversa das embalagens vazias dos defensivos agrícolas", acrescentou o Gestor Ambiental.

Programação:

Após dois anos de comemorações virtuais, o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) volta a ser presencial.  A semana de eventos da Fundação Rio Verde tem início no dia 09 de agosto, onde ao longo da semana acontece a Ação Escola e Universitário, um circuito de palestras e oficinas que será realizada dentro das unidades de ensino, levando informações sobre os trabalhos desenvolvidos para estudantes de ensino fundamental, médio e universitários.

O dia Portas Abertas acontece em 16 de agosto, onde a Central de Recebimento de Embalagens Vazias recebe a população para ser apresentado como funciona a unidade, qual o seu papel no processo de logística reversa de embalagens vazias que é realizada no Sistema Campo Limpo.

Também no dia 16 de agosto será realizado o plantio de três árvores na Central de Recebimento, simbolizando os três produtores destaques de 2022.

No dia 18 de agosto, representantes da Fundação Rio Verde participam da cerimônia oficial do Dia Nacional do Campo Limpo em São Paulo (SP). Na capital paulista, a solenidade será no Congresso da Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, que representa cerca de 2 mil distribuidores de insumos agropecuários do país.

Crop AgroComunicação | Assessoria Fundação Rio Verde

15/08/2022 | Alternativa FM


Mais Noticias

16/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Obra do Centro Municipal de Tradições Norte e Nordeste é lançada

Mais de R$ 3,5 milhões serão investidos no espaço cultural

15/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Piloto luverdense de automobilismo é líder da Fórmula Vee

Ao todo, serão disputadas oito etapas ao longo do ano em Interlagos

15/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Lixo Zero: Mais de 600 kg de resíduos da Festa do Milho serão reciclados

O evento também se tornou uma oportunidade de aprendizado e conscientização ambiental

15/04/2024 | Lucas do Rio Verde

"InPacto Lucas" avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Pacto pela inovação foi lançado há cerca de um ano

VEJA MAIS