Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Começou a vacinação infantil contra a Covid em Lucas do Rio Verde

Primeiras doses estão sendo aplicadas em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, conforme diretrizes do Ministério da Saúde

 (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A vacinação contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos começou em Lucas do Rio Verde na manhã desta quinta-feira (20). Miguel, de 9 anos, foi um dos primeiros a tomar a dose infantil do imunizante da Pfizer na capital do agronegócio.

?Eu estou feliz. Não doeu?, disse Miguel, portador de hidrocefalia, logo após receber a dose da vacina no PSF VII Jardim Primaveras.

A mãe do menino, dona de casa Cláudia Dias, comemorou o início da vacinação pediátrica. "É só alegria daqui pra frente. Estou muito feliz mesmo".

Conforme o esquema de vacinação da semana, hoje (20) e amanhã (21), a aplicação das doses pediátricas está sendo feita nos PSFs VII Jardim Primaveras e XIII Parque das Américas, por agendamento no site da prefeitura. Nestas duas unidades, as salas de vacina estão exclusivas para atendimento do imunizante infantil.

A previsão, conforme expectativa da Saúde, é vacinar 7.638 crianças de 5 a 11 anos em Lucas do Rio Verde. Para a primeira remessa, o município recebeu 460 doses. Nesta quinta-feira, 24 crianças luverdenses foram vacinadas.

Meninas e meninos serão imunizados em ordem de idade decrescente, dos mais velhos para os mais novos. Para a vacinação, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e ter em mãos os documentos obrigatórios: cartão de vacinas, certidão de nascimento, RG, CPF e laudo médico comprovando a deficiência ou patologia.

?A vacina possui dosagem e composição específicas. Além disso, os frascos têm a tampa da cor laranja para diferenciar das doses já usadas em outras faixas etárias?, explicou a coordenadora municipal da Vigilância em Saúde, enfermeira Cláudia Engelmann.

O Ministério da Saúde orienta que haja nas crianças uma observação de 20 minutos, após a aplicação da dose pediátrica, dentro do posto de vacinação. A ideia é dar mais segurança aos pais, por ser um imunizante novo.

Assim como outras vacinas, a dose pediátrica também pode causar algumas reações comuns, como dor no local da aplicação, febre e sensação de mal-estar.

A segunda dose para crianças de 5 a 11 anos deve ser aplicada 2 meses após a primeira.

A recomendação é que haja um tempo mínimo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid e qualquer outra vacina do calendário infantil.

20/01/2022 | Ascom Prefeitura/Ramos Júnior


Mais Noticias

23/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Horto Municipal recebe ampliação para atender a sociedade luverdense

Reforma e Ampliação teve um investimento que ultrapassa R$ 500 mil

23/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Mostra de Dança Estilo Livre será realizada neste sábado (27)

Evento acontecerá no Lago Harri Müller e terá a participação de 37 grupos do município

23/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Prefeitura realiza 1ª Jornada Multiprofissional da Saúde em Lucas do Rio Verde

Também estiveram presentes as cidades de Vera, Sorriso, Sinop, Tapurah, Nova Ubiratã, União do Sul e Itanhangá

23/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Copa JD Esporte/Via Brasil de futebol está com inscrições abertas

Competição terá início em 11 de maio no Estádio Municipal Passo das Emas

VEJA MAIS