Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ação realiza corte de cabelo dos pacientes em atendimento domiciliar

O objetivo é melhorar a autoestima e proporcionar uma saúde de qualidade

 (Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realiza atendimentos domiciliares, que beneficiam idosos, acidentados, pessoas com limitações físicas, pacientes especiais e, da rede hospitalar, que tenham recebido alta, mas necessitam de acompanhamento.

Com o objetivo de melhorar a autoestima e proporcionar uma saúde de qualidade, o projeto da equipe de apoio ao atendimento domiciliar iniciou o projeto Dr. Bigode, em parceria com a barbearia Retro pub, que oferece o corte de barba, cabelo e bigode aos pacientes que precisam de cuidados especiais. A ação é realizada toda terça-feira de manhã.

Luzia de Aquino Vitorino é mãe do Douglas que tem paralisia cerebral e falou sobre os benefícios do atendimento domiciliar. ?Estou muito feliz, tudo mudou na vida do Douglas e, principalmente, na minha vida, ele é meu filho mais novo e ter uma equipe de apoio é fundamental. No dia do corte de cabelo, meu filho fica o dia todo empolgado me lembrando e feliz?, pontua.

De acordo com o cabeleireiro, Rudson Carlos, a ação idealizada pela equipe de Saúde estimula o amor próprio dos pacientes. ?Para nós é incrível participar da história desses pacientes e nós vemos como parte de tratamento benéfico. A gente tem que tratar também os desejos e anseios do paciente e isso é importante a curto e a longo prazos. O cabelo mexe muito com a autoestima do ser humano, vemos isso como um estímulo indescritível?, explica.

A equipe de apoio ao atendimento domiciliar da Atenção Básica integra o conjunto de ações realizadas por uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, psicólogo, assistente social, fonoaudióloga, enfermeira e fisioterapeuta.

?A equipe é quem realiza o atendimento na casa do paciente, sendo ele acamado ou cadeirante, que possua dificuldades de caminhar e se dirigir até a unidade de saúde ou outro ponto de atendimento. Um dos nossos objetivos é prezar pelo cuidado integral do paciente, de forma humanizada e responsável?, pontua a nutricionista Priscila Tavares.

O serviço é complementar aos cuidados realizados na atenção básica e cada paciente é visitado, avaliado e, então, programada a frequência do atendimento de cada profissional conforme a necessidade, além do acompanhamento e a evolução até uma possível alta. O trabalho de assistência social faz a triagem através da visita domiciliar para todos os atendidos.

Conforme a secretária de Saúde, as visitas têm objetivo de garantir um bom atendimento junto ao contexto familiar e doméstico. ?Objetivamos a acessibilidade para o usuário e sua família a fim de melhorar as condições de saúde. É importante que todos os pacientes sejam assegurados por um bom atendimento, independentemente do nível de complexidade?, pontua a secretária Drª Fernanda Heldt Ventura.

Atualmente, 96 pacientes são atendidos pelo serviço em Lucas do Rio Verde.

17/08/2022 | Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino


Mais Noticias

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde sedia Jogos Escolares e Estudantis com participação de 1200 atletas

Abertura será no dia 26 de abril no Ginásio Didé Martins às 20h

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Dia Mundial da Criatividade é comemorado com oficinas, palestras e atividades culturais

As atividades aconteceram em três pontos da cidade com participação dos luverdenses

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Prefeitura retifica edital cultural ?Circula Lucas?

Resultado final será divulgado no dia 03 de maio

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

UBS Rio Verde atenderá em horário estendido a partir desta quarta-feira (24)

Para ser atendido o paciente precisa portar documento com foto e carteira vacinal

VEJA MAIS