Vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira em Lucas do Rio Verde

O Dia D da campanha será no sábado, dia 15 de fevereiro
Ascom Prefeitura

Crianças e adolescentes com idade entre 5 e 19 anos deverão ser vacinados contra o sarampo a partir da próxima semana. A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começa no dia 10 de fevereiro e, em Lucas do Rio Verde, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar pelo menos 95% do público-alvo.

Nesta primeira etapa, a equipe da Central de Imunização da Prefeitura pretende avaliar 100% dos cartões de vacinação e fazer a atualização das doses da vacina tríplice viral - que previne sarampo, caxumba e rubéola, com base no Calendário Nacional de Vacinação de rotina.

Crianças e adolescentes devem tomar duas doses da vacina, lembrando que é contraindicada para gestantes, imunossupressão grave, imunodepressão e pessoas alérgicas a proteína do leite.

Quem ainda não tiver tomado a dose anterior da vacina tríplice viral deve tomar a primeira dose e agendar a segunda com um intervalo mínimo de 30 dias, a partir da primeira.

Os que já tiverem tomado uma ou duas doses da vacina contra o sarampo monovalente ou dupla viral, devem tomar a primeira dose da vacina tríplice viral e agendar a segunda dose com o intervalo de 30 dias.

Em Lucas do Rio Verde, o Dia D da campanha será no sábado, dia 15 de fevereiro, das 7 às 12 horas, nas seguintes unidades de saúde:
- PSF VI (Jardim das Palmeiras)
- PSF VII (Primaveras)
- PSF VIII (Bandeirantes)
- PSF XI (Tessele Junior)
- PSF XIII (Parque das Américas)


SARAMPO
O sarampo é uma doença infecciosa, altamente contagiosa e causada por vírus do gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae. A doença pode ser contraída por pessoas de qualquer idade, mas tem maior incidência em crianças com menos de um ano de idade. A contaminação é feita pelo ar, provocada por espirros, tosse e outras formas de contato com secreções contaminadas.

10/02/2020 | Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter