Mais de 5 mil veículos roubados foram recuperados em 2018 após passarem por câmeras instaladas em MT

Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Mato Grosso possui uma frota de mais de 2 milhões de veículos.
Sesp-MT/Assessoria

Entre janeiro e dezembro do ano passado, 5.187 veículos roubados ou furtados foram flagrados pelas 22 câmeras com leitores ópticos de caracteres (OCR), instaladas em Cuiabá, Várzea Grande e na região de fronteira. Em um ano, mais de 57 milhões de veículos passaram pelos locais.

Por meio dessas câmeras, também é possível criar um alerta com a placa do veículo que foi roubado ou furtado e ao passar pelo ponto de monitoramento, um aviso é emitido no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Após isso, os operadores das câmeras solicitam ação policial no local citado. As câmeras captam as placas que identificam irregularidades do veículo e do proprietário: - número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), chassi e da carteira de habilitação. O sistema OCR registra até 400 veículos por minuto.

Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Mato Grosso possui uma frota de mais de 2 milhões de veículos. Vale destacar que os carros recuperados/localizados não necessariamente foram roubados neste ano, podendo ser relacionados a ações criminosas de anos anteriores.

Nos doze meses de 2018, em Cuiabá e Várzea Grande, foram registados 2.725 roubos e furtos de veículos.

11/02/2019 | G1 MT