Evento virtual substituirá tradicional ‘Caminhada Passos que Salvam”; Profissionais da saúde de Lucas do Rio Verde podem participar

Capacitação Virtual Sinais e Sintomas do Câncer Infantojuvenil
Divulgação

Mobilizadoras da ‘Caminhada Passos que Salvam’, em Lucas do Rio Verde-MT, convidam os profissionais da saúde do município a participarem de uma capacitação virtual em sinais e sintomas do câncer infatojuvenil.

A capacitação gratuita é uma realização do Hospital de Amor de Barretos (Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos-SP). O evento virtual irá substituir a tradicional ‘Caminhada Passos que Salvam’, que neste ano, não será realizada por conta da pandemia pelo novo coronavirus (Covid-19).

No entanto, o evento dará a oportunidade de mais profissionais do município participar, pois não haverá limite de profissionais inscritos. Nos anos anteriores, somente um profissional médico tinha a oportunidade de participar da capacitação presencial na sede do hospital em Barretos-SP.

O objetivo da capacitação é criar mecanismos para garantir o diagnóstico precoce e o envio das crianças com mais rapidez aos centros especializados, além de estabelecer um contato com a equipe do Hospital Infantojuvenil para o encaminhamento de exames e discussão de casos.

A capacitação ocorrerá em duas etapas. A primeira etapa será uma live no dia 20, sexta-feira, das 17h30 às 20h00, pelo Youtube do Hospital (youtube.com.br/hospitaldeamor), apresentando os quatro tumores mais incidentes em crianças e também os sinais e sintomas que mais confundem seus diagnósticos. A segunda etapa será em EAD (Ensino à Distância) com vários módulos abrangendo os principais tumores das crianças e dos adolescentes.

Para participar do Curso EAD basta realizar a inscrição gratuitamente através do site www.oncoeventos.com.br. Haverá entrega de certificado após a conclusão de todo programa.

O diagnóstico precoce do câncer infatojuvenil resulta em cura de aproximadamente 60% dos pacientes atendidos.

“Nossa meta é chegar a 80% de cura. Neste ano, como a capacitação será a distância, abriu-se vaga para mais profissionais participarem, tendo em vista que não haverá o custo de se deslocar até Barretos. Foi aberta a oportunidade para médicos, enfermeiros, estudantes de medicina e enfermagem. O mais importante é que educadores também poderão participar da capacitação, porque o professor que está no dia a dia com as crianças, poderá ter a capacidade de avaliação e poderá perceber precocemente essa doença, porém, o médico poderá dar o diagnóstico correto”, comentou Claudiane Hasse, coordenadora de projetos humanitários do Rotary Club, instituição que juntamente com a Casa da Amizade, promovem a ‘Caminhada Passos que Salvam’.

A população em geral poderá contribuir com o Hospital de Amor, adquirindo as camisetas das edições anteriores, através do site da instituição, ao valor de R$ 20,00.  

19/11/2020 | ALTERNATIVA FM