Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato é reaberta ao público

A abertura oficial da biblioteca foi realizada nesta quinta-feira (30)
Ascom Prefeitura

Um espaço agradável com mesas e cadeiras e climatizado, um ambiente especialmente preparado para as crianças e a possibilidade de levar a leitura para casa. Assim é a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato reaberta ao público na quinta-feira (30).

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, revitalizou o prédio, localizado na Avenida São Paulo, bairro Cidade Nova. “Esse espaço passou por um processo, tanto nos livros quanto na mobília, de cuidado e atenção para que o ambiente se tornasse atraente a quem vier fazer suas pesquisas e seus estudos. Os livros passaram por um processo de higienização e já estão à disposição da sociedade luverdense. Além disso, criamos um espaço kids porque é muito importante incentivar a leitura desde criança, a mobília foi reformulada em tamanhos e cores, sala climatizada e cuidados com a luminosidade para proporcionar um ambiente agradável a todos”, explicou o secretário de Cultura, Marcelo Dal Berto.

Atualmente, a biblioteca possui cerca de 10 mil títulos, entre clássicos da literatura brasileira e mundial, material para pesquisas, livros infantis e didáticos, gibis e revistas. Também estão à disposição da população livros em braile e computadores com acesso à internet.

A estudante Raquel Diniz Duarte, de 13 anos, aprovou o novo espaço. “Gostei muito da organização e também dos livros, sempre gostei muito de ler e fiquei feliz em saber dessa biblioteca”, comentou.

Além do espaço de leitura, a biblioteca dispõe de empréstimo de livros. Para ter acesso ao benefício é preciso se cadastrar, apresentando documentos pessoais e comprovante de endereço.

As pessoas que tem livros para contribuir com o acervo da biblioteca podem fazer as doações no local.

“Nós convidamos todos os luverdenses para conhecer este novo espaço e também para contribuir com doações, livros sem utilidade e coleções que estão em casa, todo tipo de livro pode ser direcionado para a biblioteca e vai servir para muitas pessoas. Foi feito um trabalho técnico de reestauração pela Secretaria de Cultura, criando um ambiente propício para os estudos, leitura e pesquisas e é um incentivo da nossa gestão para toda sociedade, fortalecendo o Programa Cidade do Conhecimento, com a soma desta biblioteca com as salas de leitura disponíveis nas escolas. Precisamos cuidar melhor da nossa cultura e do nosso conhecimento”, destacou o prefeito Luiz Binotti.

Também participaram da reabertura da biblioteca os secretários municipais Cleusa De Marco, Giovanni Rodrigues, Márcio Albieri e os vereadores Cristiani Dias e Jaime Floriano.

A Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato está localizada na Avenida São Paulo, nº 363, bairro Cidade Nova. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O telefone para contato é (65) 3548-2533.

31/08/2018 | Ascom Prefeitura/Carolina Matter