Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Tubulação do sistema de abastecimento de água terá equipamento eliminador de ar

O projeto de lei é de autoria do vereador Dr. Wagner Godoy e visa evitar que os usuários paguem a mais na conta de água, devido a presença de ar na tubulação
Ascom Câmara/Tarsila Borges

Os vereadores aprovaram e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, terá que instalar, um equipamento que elimina o ar da tubulação do sistema de abastecimento de água.

O Projeto de Lei n. 02/19 é de autoria do vereador Dr. Wagner Godoy (SD) e visa garantir mais transparência na cobrança e evitar que os usuários paguem a mais na conta de água, devido a presença de ar na tubulação.

Segundo Dr. Wagner Godoy, o equipamento, conhecido como ventosa, é instalado antes do hidrômetro. No caso das ligações de água já existentes, o custo de instalação será do proprietário.

"A instalação do equipamento é opcional. O que nós vimos nos municípios que já aprovaram a lei, é que houve uma redução de 20 a 30% na conta de água. É um valor significativo."

O vereador Gilson Baitaca (PSB), explicou que, como a água é bombeada por pressão, é compreensível a presença de ar na tubulação, principalmente, nas casas que possuem reservatório (caixa d'água).

Segundo ele, os bolsões de ar surgem e podem fazer girar o contador após um período de interrupção no fornecimento, quando o abastecimento é restabelecido.

"No momento em que falta água, vai consumindo aquela que está no reservatório. Portanto, a boia fica liberada. Quando volta a água, toda aquela pressão, o ar que está dentro do cano, tem que sair, fazendo girar o hidrômetro."

A aprovação do projeto também visa resolver uma reclamação constante, a dos moradores do Bairro Jaime Seiti Fujii, que reclamam do alto valor da conta de água.

No caso das novas ligações, o equipamento será incluído no kit, sem a cobrança adicional por parte do Saae.

O projeto contou com o voto favorável de todos os vereadores. A sessão foi realizada na última na quarta-feira (13).

16/03/2019 | Ascom Câmara/Marcello Paulino


Mais Noticias

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Licitação para compra de materiais abre caminho para construção da Vila Militar em Lucas do Rio Verde

Foco da Prefeitura é construir 20 unidades habitacionais para as forças de segurança

18/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Prefeitura e parceiros lançam Campanha do Agasalho 2024

Lucas do Rio Verde contará com vários pontos de coleta

18/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Viva Lucas: Copa de voleibol inicia neste sábado com 19 equipes inscritas

Abertura oficial acontece no Ginásio Rio Verde a partir das 19h

18/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Quatro UBSs atenderão em horário estendido para vacinação nesta sexta-feira (19)

A ação da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde será das 17h às 20h30

VEJA MAIS