Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Reitora da Unemat traz novidades sobre implantação de cursos em Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde também deve receber o curso de Tecnólogo em Agronegócio
Ascom Prefeitura/Ederson Bones

Além dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos, já pactuados entre a prefeitura e a Universidade Estadual de Mato Grosso, Lucas do Rio Verde também deve receber o curso de Tecnólogo em Agronegócio. A informação foi confirmada pela reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, na manhã da última terça-feira (17).

O anúncio do novo curso foi feito durante uma reunião com o prefeito Luiz Binotti e a secretária de Educação, Cleusa de Marco. Também participaram do encontro os vereadores Airton Callai, Cristiani Dias, Márcia Pelicioli e Marcos Paulista, o pró-reitor de Assuntos Estudantis da Unemat, Celso Fanaia, e servidores.

A reitora justificou o atraso na realização de vestibular e implantação dos cursos em Lucas do Rio Verde. “Nós viemos conversar com a prefeitura e a representação dos vereadores para explicar os motivos de ainda não ter sido feito vestibular dos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Alimentos, e isso se deve a um atraso bastante considerável em função de problemas financeiros na universidade. Para termos garantia da instalação dos cursos, nós tivemos que retardar um pouco os conselhos. Então, nos dias 27 e 28 de novembro, nós submeteremos ao Consuni – Conselho Universitário – e, assim que aprovado pelo conselho, os trâmites para o vestibular poderão ser iniciados. Só resta esta instância, o restante já está aprovado e, se aprovar nesta etapa, o vestibular poderá ser feito ainda neste ano. A população luverdense pode ficar tranquila. Se é para Lucas do Rio Verde um sonho, pra Unemat também é. O compromisso está garantido”, explicou.

Sobre o novo curso, a reitora esclareceu que “o curso de tecnólogo deverá ser implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e também será debatido na reunião do conselho da Unemat”.

A secretária de Educação, Cleusa de Marco, informou que para avaliar as demandas de Lucas do Rio Verde, analisar editais e programar início das aulas, foi criada uma comissão, formada por representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Câmara de Vereadores, secretaria estadual, da sociedade e da pró-reitoria de graduação da Unemat.

“Vamos fazer um estudo para planejamento de cursos de nível superior e para isso contamos com a comissão e também com o apoio da sociedade para criar as demandas para a Unemat e contamos ainda com parcerias com as empresas, que são importantes para o financiamento dos cursos futuros. A reitora veio hoje tranquilizar a sociedade luverdense da decisão da Unemat em dar continuidade ao planejamento feito”, pontuou Cleusa.

Com relação a implantação de um campus no município, a reitora Ana Maria Di Renzo destacou que a comissão formada hoje também vai planejar o que virá na sequência desses cursos. “Não é a Unemat que vai dizer para Lucas o que Lucas precisa, é o contrário, a Unemat junto com Lucas é que vai pensar o futuro para essa região”, assegurou.

A secretária Cleusa ressaltou que já existe um compromisso do Governo do Estado para a construção de uma escola de 18 salas de aula. “Esperamos assinar esse convênio ainda neste ano. E neste espaço, durante o dia, poderá funcionar o ensino médio com aulas regulares do Estado, e à noite a Unemat possa funcionar ali e atender toda comunidade. Trabalhamos para ser um polo educacional regional, em conversa também com a UFMT, para alavancar também o desenvolvimento econômico de Lucas do Rio Verde”, complementou Cleusa de Marco.

18/10/2017 | Ascom Prefeitura/Carolina Matter


Mais Noticias

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Projeto Nós Podemos Nadar recebe apoio do Sicoob para construção de academia

Parceria garante atendimento para 1.250 alunos do projeto social

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Agendamento para inscrições de nova etapa do ?Projeto Águas do Cerrado? inicia neste sábado (20)

Agendamento pode ser feito on-line ou no Departamento de Habitação até o dia 28 de abril

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde arrecadou mais de R$ 100 mil no ?McDia Feliz 2023?

Organizadores agradeceram parceria com entrega de certificados e troféus

VEJA MAIS