Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Prefeitura de Tapurah decreta situação de emergência após rompimentos de pontes

A ponte mais prejudicada é a do Rio Arinos que liga a cidade de Nova Maringá a Tapurah, está totalmente interditada.
Prefeitura de Tapurah - MT

A prefeitura Municipal de Tapurah decretou situação de emergência após três pontes no município serem afetadas pelas chuvas com média superior à prevista para esta época do mês e enxurrada, que começaram a partir do dia 07/02/2019, prejudicando a trafegabilidade na região.

Em decorrência das fortes chuvas ocasionou rompimento de pontes, gerando, em seu conjunto, danos e obstruções nas vias públicas, prejudicando a circulação de pedestres e de veículos, além de danos aos produtores rurais que precisam realizar o escoamento de grãos das lavouras.  A ponte mais prejudicada é a do Rio Arinos que liga a cidade de Nova Maringá a Tapurah, está totalmente interditada.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Tapurah emitiu o parecer que indica a necessidade de decretar situação de emergência, sendo necessário estabelecer atendimento às situações de excepcional interesse público, visando à reconstrução e recuperação das áreas atingidas.

O Município disponibilizou todo o aparato disponível para minimizar os efeitos do desastre, bem como para assistência e socorro aos afetados. As outras duas pontes interditadas ficam localizadas nas proximidades da cidade de Itanhangá e a ponte do rio Borges nas proximidades de Novo Eldorado.

O Prefeito do Município de Tapurah, Iraldo Ebertz, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica Municipal e pelo Inciso VI do artigo 8º da Lei Federal no 12.608, de 10 de abril de 2012 declara através do DECRETO Nº 123/2019 de 19 de fevereiro de 2019, situação de emergência nas áreas do Município de Tapurah-MT afetadas pelas chuvas intensas (COBRADE 1.3.2.1.4) e enxurrada (COBRADE 1.2.2.0.0). Considerando que, em consequência deste desastre resultaram danos materiais e os prejuízos econômicos e sociais acima descritos, bem como aqueles insertos no Relatório emitido pela Defesa Civil local.

Com o decreto, a Prefeitura Municipal autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Tapurah-MT, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Autoriza também a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Tapurah.

20/02/2019 | Maurício Dalepiane - Assessor de Comunicação - Pre


Mais Noticias

25/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

25/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Seletivo 03/2024: provas serão aplicadas nesta quinta-feira (25)

Candidatos podem consultar o local no site do Selecon

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde sedia Jogos Escolares e Estudantis com participação de 1200 atletas

Abertura será no dia 26 de abril no Ginásio Didé Martins às 20h

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Dia Mundial da Criatividade é comemorado com oficinas, palestras e atividades culturais

As atividades aconteceram em três pontos da cidade com participação dos luverdenses

VEJA MAIS