Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Prefeito recebe secretário e equipe da Sejudh

Em pauta, assuntos relacionados ao CDP e à fábrica de blocos
Ascom Prefeitura

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, recebeu na sexta-feira (16) o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso (Sejudh-MT), Fausto José Freitas da Silva, o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, e o superintendente regional, João Fernandes. O objetivo da reunião foi debater sobre as demandas de Lucas do Rio Verde, especialmente com relação ao Centro de Detenção Provisória.

Também participaram do encontro, os diretores de Desenvolvimento Humano, Günter Stechert, e de Desenvolvimento Sustentável, Zeca Picolo, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Alexandre William de Andrade, o juiz Hugo José Freitas da Silva, os defensores Gonçalbert Torres de Paula e Danilo Augusto, o presidente da OAB-LRV, Eduardo Villela, o diretor do CDP de Lucas do Rio Verde, José Ronaldo Frutuoso, e a presidente do Conselho da Comunidade, Marcela Santana Miranda.

O destaque entre os assuntos debatidos ficou para a parceria entre o Poder Executivo Municipal, Poder Judiciário e entidades em desenvolver o projeto da fábrica de artefatos de concreto, que funciona anexo ao CDP e conta com mão de obra dos reeducandos. Atualmente, são cerca de 35 pessoas trabalhando no local. “O trabalho feito em Lucas do Rio Verde é referência e merece ser replicado. Não é só segregar, mas ressocializar. É romper o círculo vicioso da criminalidade, pois o índice de reincidência dos reeducandos da fábrica, que ganham liberdade, é baixíssimo”, disse Fausto.

Durante a reunião, as autoridades também conversaram sobre novos projetos e apresentaram as deficiências atuais do sistema, como falta de efetivo, superlotação do CDP e a ausência de bloqueadores de sinal de celular. O centro abriga 283 reeducandos em um espaço para 144. “Hoje, são cerca de 11.500 presos para cerca de 6.500 vagas no estado, porém estamos construindo novas unidades e ampliando outras para poder atender toda demanda carcerária”, explicou o secretário Fausto.

Com relação ao efetivo, o gestor da Sejudh destacou que “há previsão de oito profissionais aprovados no último concurso para Lucas do Rio Verde e o planejamento prevê chamamento para abril, cursos específicos e previsão de trabalho para julho”.

O prefeito Luiz Binotti agradeceu a visita do secretário da Sejudh e equipe e ressaltou a importância do município fazer parte da parceria para melhorar a segurança pública da cidade. “Além das parcerias com as instituições de segurança, criamos a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito para auxiliar nesse trabalho. Temos necessidades e deficiências, mas acredito que devagar buscamos resolver os problemas do nosso município”, enfatizou Binotti.

17/03/2018 | Ascom Prefeitura/Carolina Matter


Mais Noticias

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde é campeã em prêmio do Sebrae

Coordenador da unidade alcançou 9.939 atendimentos e é o primeiro do ranking estadual

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (29)

Medida foi estabelecida pelo Decreto nº 6.655/2024; serviços essenciais permanecem inalterados

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

UAB/UFMT: matrículas abertas para aprovados no curso de Especialização em Educação

Prazo final para efetivar a matrícula é dia 29 de março

VEJA MAIS