Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mais de 55% do total de desempregados em MT são pretos e pardos, diz IBGE

Ao todo, o estado tem 160 mil pessoas sem emprego. Para os especialistas, os números apontam o preconceito intrínseco na sociedade.
Fernando Madeira/ A Gazeta

Apesar de serem a maioria da força de trabalho de Mato Grosso, mais de 55% dos pretos e pardos estão desempregados em Mato Grosso. Ao todo, o estado tem 160 mil pessoas sem emprego. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além do alto número de desempregados, a população que se autodeclara preta ou parda tem rendimento menor. No estado, segundo o IBGE, um preto ou pardo ganha 67% do salário de um branco. No Brasil, o número é ainda menor: os pretos e pardos recebem 55% do rendimento dos brancos.

Para a representante do IBGE em Mato Grosso, Millani Chaves, os números apontam a dificuldade de inserção no mercado de trabalho.

“Com esses números, fica claro que os pretos e pardos tem mais dificuldade em se inserir no mercado, ganham menos e trabalham mais em como ambulantes e outros serviços que os brancos”, afirmou

Os números, para os especialistas, apontam o preconceito intrínseco na sociedade.

“A falta de oportunidade engessa a população negra. Quando essa população chega no mercado de trabalho ela é barrada pelos esteriótipos e, mesmo que tenha a mesma qualificação que uma pessoa branca, perde a vaga”, afirmou o professor Sérgio Pereira dos Santos do Núcleo de Estudos de Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Já para a representante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir-MT), Antonieta Luiza Costa, a pesquisa mostra a necessidade de implantação de políticas públicas.

“O caminho para a solução desse problema é a implantação de políticas públicas a ações afirmativas que alcancem essa população. Fazendo uma citação: tratar desigual como igual é criar desigualdade”, declarou.

21/11/2017 | G1 MT


Mais Noticias

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde arrecadou mais de R$ 100 mil no ?McDia Feliz 2023?

Organizadores agradeceram parceria com entrega de certificados e troféus

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Cadastros para novas castrações estão temporariamente suspensos na UPC

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está organizando um mutirão de atendimento

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Programa de Aquisição de Alimentos realiza entrega em Lucas do Rio Verde

Famílias que vivem em extrema vulnerabilidade e são assistidas pelo Cras receberam quase 3 mil quilos de frutas, verduras e hortaliças

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Esporte está com inscrições abertas para o 10º GP de Ciclismo

A competição será no dia 05 de maio e as inscrições são limitadas

VEJA MAIS