Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Lucas do Rio Verde sedia evento regional com mais de 300 educadores

Programação contou com duas palestras e atividades dinâmicas e de troca de experiências
Ascom Prefeitura

Mais de 300 profissionais da educação de 12 municípios mato-grossenses participaram na quinta-feira (16) do encontro promovido pelo Programa A União Faz a Vida (PUFV), no auditório da Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde. Dirigido para gestores e coordenadores escolares, o evento teve como tema “Liderança para transformar” e os educadores tiveram o dia inteiro focado em atividades de formação e de troca de experiências.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação, Kátia Cantão Mundim, destacou a importância do programa como estimulador da introdução de novas práticas metodológicas no ambiente escolar. Implantado em Lucas do Rio Verde há 12 anos, o União Faz a Vida, em 2018, contou com a adesão de 20 escolas e envolveu em torno de 14 mil alunos das redes de ensino municipal, estadual, particular e ainda da Escola Especial Renascer - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Logo após a abertura, o palestrante Eduardo Carmello tratou do tema “Líderes com mentalidade ágil”, para quem o contexto de modificações drásticas na educação aponta que o aluno ou aprendente será o centro da escola do futuro e protagonista da sua aprendizagem. A seu ver, trata-se de uma mudança da água para o vinho. “Temos um sistema educacional que gosta de oferecer conteúdo, com uma grade curricular muito fixa que impede a coesão e a convergência com este novo futuro, onde o aprendiz sai de um contexto pedagógico e vai para um contexto heutagógico”, avalia.

Segundo Carmello, os gestores têm o papel de levar esses novos paradigmas educacionais para dentro da escola e transformá-los em excelência. Para isso, precisam ajudar os professores a transmitir e traduzir toda essa gestão de mudança em exemplos, ferramentas e atitudes que possam ser efetivas para melhorar os indicadores escolares e, ao mesmo tempo garantir essa protagonização do aluno, para que se sinta um agente transformador que ao sair da escola para interagir com a comunidade terá autonomia, pensamento crítico e vai encontrar trabalho.  

“São três grandes tarefas: a primeira é orientar toda a sua equipe para esse alinhamento estratégico que a escola está fazendo. O segundo, bem mais difícil, engajar a equipe para trabalhar de uma forma mais enxuta, mais precisa, que aplique todas as metodologias necessárias para aumentar os indicadores escolares. E a terceira, ainda mais desafiadora, capacitar sua equipe, visto que se observa que em todo processo de mudança quem mais tem aprendido são os alunos e quem menos aprende são os professores”, ressalta. 

A programação do período da manhã prosseguiu com uma roda de curiosidades com quatro secretários de educação, talk show e partilha de boas práticas de gestão do PUFV e atividade coletiva de pintura de um painel em parceria com a artista plástica Sandra Birnfeld. Logo após o almoço, no próprio local do evento, o encontro teve sequência com uma apresentação cultural, reflexão sobre o desafio da pintura do painel e palestra de Gustavo Ziller, com o tema “Gestão pelo propósito”.

20/05/2019 | Ascom Prefeitura/Educação - Neri Malheiros


Mais Noticias

26/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Concurso Público nº 01/2024: Candidatos já podem consultar o horário e local da prova

Prova será neste domingo (28), nos períodos matutino e vespertino

26/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Agendamento para inscrições de nova etapa do ?Projeto Águas do Cerrado? termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line

26/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Prefeitura realiza audiência pública para debater LDO 2025

Evento foi realizado com a população para debater diretrizes orçamentárias

26/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Esporte: Lucas do Rio Verde tem representação nacional e internacional em competições

Inclusão, prevenção e muitas medalhas são o resultado das escolinhas ofertadas pelo Viva Lucas

VEJA MAIS