Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Lucas do Rio Verde realiza ações para lembrar a luta antimanicomial

As atividades foram desenvolvidas pelo Caps e Raps
Caps

Para lembrar o Dia Nacional do Movimento Antimanicomial ou Luta Antimanicomial, celebrado dia 18 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) realizaram atividades especiais na última semana. Os pacientes e familiares participaram de ações ao ar livre na chácara Nossa Senhora Aparecida.

Foram realizadas atividades e esclarecimentos relacionados a este dia tão importante na mudança do modelo assistencial de saúde mental, em que os indivíduos têm direitos fundamentais a liberdade, de viver em sociedade e receber cuidado humanitário.

O movimento da luta antimanicomial se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental, indo oposto da ideia de isolar essas pessoas, ideia baseada nos preconceitos sobre a saúde mental.

Após a reforma sanitária, leis federais foram instituídas na rede de atenção à saúde mental, atribuindo responsabilidade ao Estado de promover tratamento que possibilite circulação livre aos pacientes, vida em comunidade e não em modelos clássicos de assistência centrados em internações em hospitais psiquiátricos. Dessa forma, o novo modelo assistencial passa a contar com outros serviços, entre eles o centros de atenção psicossocial.

20/05/2019 | Ascom Prefeitura/Carolina Matter


Mais Noticias

25/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

25/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Seletivo 03/2024: provas serão aplicadas nesta quinta-feira (25)

Candidatos podem consultar o local no site do Selecon

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde sedia Jogos Escolares e Estudantis com participação de 1200 atletas

Abertura será no dia 26 de abril no Ginásio Didé Martins às 20h

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Dia Mundial da Criatividade é comemorado com oficinas, palestras e atividades culturais

As atividades aconteceram em três pontos da cidade com participação dos luverdenses

VEJA MAIS