Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Hospitais filantrópicos dizem que governo de MT deve R$ 13 milhões em repasses atrasados

Falta de repasse afeta quatro unidades em Cuiabá e uma em Rondonópolis. Segundo a Fehos-MT, os hospitais devem parar caso os pagamentos não forem regularizados.
Lenine Martins/Gcom-MT

Com dificuldade para pagar funcionários e fornecedores, os hospitais filantrópicos de Mato Grosso dizem que o governo deve R$ 13 milhões em repasses atrasados para as seis unidades que recebem pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Federação das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos (Fehos-MT), o atraso nos repasses afeta a Santa Casa de Misericórdia, Hospital Geral Universitário (HGU), Hospital Santa Helena, Hospital do Câncer, todos em Cuiabá, e a Santa Casa de Rondonópolis.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) alegou que os filantrópicos possuem contratos com as respectivas secretarias municipais. Além disso, a pasta afirmou que o recurso para a manutenção das unidades é repassado às prefeituras pelo Ministério da Saúde.

A falta de regularidade nos repasses feito pelo governo se arrasta desde 2015, de acordo com a presidente da Fehos, a médica Elizabeth Meurer.

“As promessas são feitas, começam a ser cumpridas e param. A situação já se alonga há muito tempo. Não há regularidade nos pagamentos feitos. Para manter os hospitais funcionando, além de pagar as dívidas, é preciso compromisso com os repasses mensais”, afirmou.

De acordo com a federação, alguns serviços de especialidades como cirurgias cardíacas do Hospital Geral, em Cuiabá, não recebem repasses desde dezembro de 2016. “A situação é caótica. Infelizmente, não temos como manter os atendimentos se não houver compromisso”, disse Elizabeth.

As cinco unidades atendem 80% dos pacientes encaminhados pelos SUS e somam 3,5 mil internações por mês. Além disso, o Hospital Santa Helena e o Hospital Geral fazem cerca de 1,1 mil partos mensais. Em cada um dos hospitais cerca de 500 cirurgias são realizadas por mês.

Os atendimentos, porém, podem ficar comprometidos caso o pagamento não seja feito. A previsão é que as unidades parem de receber pacientes na próxima terça-feira (30), segundo a Fehos-MT.

26/05/2017 | G1 MT


Mais Noticias

18/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Prefeitura e parceiros lançam Campanha do Agasalho 2024

Lucas do Rio Verde contará com vários pontos de coleta

18/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Viva Lucas: Copa de voleibol inicia neste sábado com 19 equipes inscritas

Abertura oficial acontece no Ginásio Rio Verde a partir das 19h

18/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Quatro UBSs atenderão em horário estendido para vacinação nesta sexta-feira (19)

A ação da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde será das 17h às 20h30

17/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica recebe capacitação do projeto ?Casa de Eurídice?

Totalmente on-line, a ferramenta conta com atendimento virtual às vítimas de violência doméstica

VEJA MAIS