Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Entenda o processo de agendamento existente Postos de Saúde da Família de Lucas do Rio Verde

Secretário detalhes do agendamento, como quem deve agendar e quem deve ser atendido em carácter de urgência.
Ascom Prefeitura

Buscando promover o esclarecimento de dúvidas da população luverdense a respeito de como funciona os agendamentos nos Postos de Saúde da Família, PSFs, do município, a equipe de jornalismo do Jornal da Alternativa, visitou algumas unidades: PSF V, do bairro Pioneiro, PSF VIII, do bairro Bandeirantes, e PSF XV, do Jaime Seiti Fujii.

Nos três PSFs, assim como nos demais existentes em todos os bairros da cidade, são realizados agendamentos que visam proporcionar maior agilidade no atendimento das pessoas que mais precisam. E nos postos são também atendidas pessoas com urgência, que não podem aguardar agendamentos e, portanto passam por uma rápida triagem para averiguação de seu estado de saúde.

Ao visitar as unidades, foi observado que entre os PSFs os agendamentos estão acontecendo com diferenças pontuais. No PSF V somente são realizados agendamentos às segundas-feiras, no período da manhã, enquanto que no Bandeirantes o agendamento ocorre todos os dias, e no Jaime Seiti Fujii apenas nas sextas-feiras, em qualquer horário.

Em entrevista, o secretário municipal de Saúde, Rafael Bespalez, explicou que as diferenças no processo de agendamento entre os PSFs ocorrem devido a demanda de cada bairro, havendo uma influência direta por parte dos moradores, muitas vezes encaminhada pelos presidentes de bairro. Segundo o secretário, há ainda a observação dos servidores da Saúde em encontrar o processo correto para cada tipo de população. 

"Se você faz agendamento todos os dias, a agenda fica muito longa, o que gera muitas faltas. Se você faz agendamento em dia determinado da semana, há um número menor de vagas. Então sempre é buscado um equilíbrio, de forma que consiga se adaptar a realidade daquela população", ressaltou o secretário.

Segundo dados da secretaria, o município de Lucas do Rio Verde é um dos poucos na região com total cobertura da atenção básica. A qualidade do serviço, porém, seria melhor se não houvesse atrasos ou faltas por parte da população nos dias das consultas agendadas.

O secretário explicou ainda em que casos as pessoas são agendadas e em quais passam por uma triagem de atendimento imediato.

"Os casos que precisam agendar são os programas de prevenção, no planejamento familiar, o exame pré-natal, o exame preventivo, puericultura, exames de rotina, troca de receita de uso contínuo ou pacientes com doenças crônicas. Já os demais casos de urgência, como crianças com vômitos, acidentes domésticos, pessoas com sangramentos, desmaios, gestantes, dor intensa, essas pessoas não precisam agendar."

Os dados da secretaria também indicam que houve um aumento da demanda da população por serviços de saúde pública na atual gestão, o que requer um melhor planejamento para o ano que vem. Para o secretário, o auxílio da população neste planejamento é fundamental, seja através dos presidentes de bairro ou até contato direto, através da secretaria, da ouvidoria (0800 646 4004) ou por sugestões nos próprios PSFs. 

Por fim o secretário esclareceu uma dúvida de boa parte da população que utiliza os serviços do PSFs. Afinal, há ou não limites de agendamento? Segundo o secretário há apenas limite para pessoas atendidas em um mesmo dia, previamente agendadas, que dividem espaço com os casos de urgência que passam pela triagem. Não há limite de agendamentos, independente se o PSF mais próximo de sua residência agende todos os dias da semana ou apenas em um dia específico.

 

12/12/2018 | AlternativaNet


Mais Noticias

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

UAB/UFMT: matrículas abertas para aprovados no curso de Especialização em Educação

Prazo final para efetivar a matrícula é dia 29 de março

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

2º Encontro de Gestores Escolares é realizado em Lucas do Rio Verde

Intuito é a troca de ideias entre profissionais das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular

27/03/2024 | Lucas do Rio Verde

Abertas inscrições para os Jogos Escolares Municipais 2024

Competição acontecerá de 10 a 13 de abril em três ginásios da cidade

27/03/2024 | Lucas do Rio Verde

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água

O evento está sendo realizado de manhã e à tarde, no auditório da Câmara de Vereadores

VEJA MAIS