Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Comandante da 13ª Companhia esclarece procedimentos para atender pacientes clínicos com suspeita ou positivo para Covid-19

13ª CIABM equipou viatura para atendimento exclusivo a paciente com suspeita ou positivo para Covid-19
JOÃO RICARDO

A 13ª Companhia de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde-MT passa algumas orientações importantes para a população em relação aos atendimentos relacionados à pacientes com suspeita ou positivos para Covid-19.

A instituição atende exclusivamente chamadas de urgência e emergência, seja para salvamentos, contenção de incêndio, acidentes e os chamados atendimentos clínicos (quando o paciente está em uma situação de risco como mal súbito ou agravado por alguma doença que o impossibilita de deslocar para uma unidade de saúde).

“Estamos recebendo ligações de pessoas que, aparentemente estão com Covid-19, porém, não são casos de urgência ou emergência. Essas pessoas devem procurar diretamente o PAM, o PSF sentinela o até mesmo o hospital para receber o atendimento. Então a nossas guarnições atende exclusivamente pessoas que estejam em situação de risco eminente de morte ou em uma situação de sofrimento e que precise de ajuda urgente do Corpo de Bombeiros. Então a prioridade nossa é atender urgência e emergência e não casos em que a pessoa está passando mal, mas tem condições de estar se deslocando para buscar atendimento médico”, frisou o comandante Capitão BM Alex Queiroz.

13ª CIABM solicita às pessoas que, ao entrarem em contato através do número de emergência 193 do Corpo de Bombeiros para receber suporte em atendimento clínico, que informe se o paciente está ou não com suspeita ou confirmado para o Covid-19.

Para realizar atendimentos clínicos que envolvam pacientes com Covid-19, e que apresentem alguma situação de risco como inconsciência, sem possibilidade de andar ou outro quadro clínico que coloque em risco sua vida, o comando da 13ª CIABM, equipou uma ambulância exclusiva para esse fim.

Além, disso, os militares utilizam todos os equipamentos de proteção individual e roupas especiais para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

“Nós elaboramos um protocolo diferenciado para atender a essas pessoas. Então nós deixamos uma viatura para atender paciente com suspeita ou caso confirmado para o novo coronavirus. Essa viatura passa por uma desinfecção rigorosa após cada atendimento. Além disso, instalamos uma espécie de casulo, que quando a pessoa está acomodada na maca, ela fica isolada da guarnição. O objetivo é primeiramente proteger nossa guarnição em serviço”, comentou Queiroz.

Nesta semana, por exemplo, houve uma situação em que uma mulher acionou os serviços do Corpo de Bombeiros, informando que o esposo estava passando mal, com convulsões. Porém, a solicitante somente informou que o marido estava positivo para a Covid-19 somente depois da chegada da guarnição na residência. Situações como esta pode colocar toda equipe em risco.

Nesta situação, de acordo com Capitão Alex Queiroz, a equipe precisou retornar a sede da Companhia para fazer a troca de viatura e se equipar adequadamente para realizar o atendimento.

09/07/2020 | ALTERNATIVA FM


Mais Noticias

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde sedia Jogos Escolares e Estudantis com participação de 1200 atletas

Abertura será no dia 26 de abril no Ginásio Didé Martins às 20h

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Dia Mundial da Criatividade é comemorado com oficinas, palestras e atividades culturais

As atividades aconteceram em três pontos da cidade com participação dos luverdenses

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Prefeitura retifica edital cultural ?Circula Lucas?

Resultado final será divulgado no dia 03 de maio

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

UBS Rio Verde atenderá em horário estendido a partir desta quarta-feira (24)

Para ser atendido o paciente precisa portar documento com foto e carteira vacinal

VEJA MAIS