Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Chuvas e enchentes aumentam o risco de Leptospirose

Saiba como se prevenir contra a
Ministério da Saúde/Arquivo Infonet

Lucas do Rio Verde, assim como toda a região Centro-Oeste do país, está em plena temporada de chuvas, que variam entre garoas e verdadeiras tempestades, que podem muito bem ocasionar pequenos focos de enchentes no município.

Esses focos de enchentes podem atrapalhar o cotidiano do cidadão, que muitas vezes se atrasa para o trabalho ou escola, ou até fica impedido de sair de casa durante um longo período do dia.

Mas, as chuvas e pequenas enchentes não são apenas prejudiciais ao “ir e vir” do cidadão. Elas também podem resultar em doenças típicas desse período do ano, como a leptospirose, conhecida como "doença do rato".

Segundo a superintendente da Vigilância em Saúde de Lucas do Rio Verde, Kelly Paludo, a leptospirose é uma doença de baixa incidência no município, porém é uma doença muito comum no período chuvoso, e que pode causar danos sérios à saúde da população.

"Basicamente o cuidado que temos que ter é com a higiene, evitar ficar descalço no quintal, lavar bem as mãos antes das refeições e despois do uso do banheiro, evitar comer alimentos mal cozidos e principalmente mal lavados", exemplificou a superintendente ao explicar as maneiras de se manter longe de uma doença perigosa como a leptospirose.

Outra dica de Kelly Paludo é direcionada as pessoas que necessitam trabalhar em obras, principalmente em forros e porões, locais que podem conter roedores, principais agentes transmissores da leptospirose. "Colocar bota, usar uma luva e cuidar para não ingerir nada que esteja no local" são exemplos que devem ser seguidos para se manter longe da doença.

Por fim, a superintendente da Vigilância em Saúde explicou que ter cuidado com as fossas é necessário, não somente contra a leptospirose, mas com qualquer doença relacionada ao contato com águas contaminadas. "Fazer descarte correto da água servida, da água usada, na fossa. Não deixar ao céu aberto, não deixar na rua, porque isso vai atrair insetos e roedores, causa mau cheiro e ali vai proliferar tudo quanto é tipo de bactéria também".

21/02/2018 | AlternativaNet


Mais Noticias

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde sedia Jogos Escolares e Estudantis com participação de 1200 atletas

Abertura será no dia 26 de abril no Ginásio Didé Martins às 20h

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Dia Mundial da Criatividade é comemorado com oficinas, palestras e atividades culturais

As atividades aconteceram em três pontos da cidade com participação dos luverdenses

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Prefeitura retifica edital cultural ?Circula Lucas?

Resultado final será divulgado no dia 03 de maio

24/04/2024 | Lucas do Rio Verde

UBS Rio Verde atenderá em horário estendido a partir desta quarta-feira (24)

Para ser atendido o paciente precisa portar documento com foto e carteira vacinal

VEJA MAIS