Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Campanha de vacinação contra a febre aftosa termina na quarta-feira em MT

Segundo o governo, cerca de 30 milhões de animais devem ser vacinados. Imunização de bovinos e bubalinos de todas as idades é obrigatória.
Divulgação/Sepor

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa será encerrada na próxima quarta-feira (31) em Mato Grosso. Segundo o governo do estado, cerca de 30 milhões de animais devem ser vacinados e a comunicação do rebanho deve ser feita até o dia 12 de junhos nos escritórios locais do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).

Conforme o Indea, a multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. Já o produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por pelo menos 30 dias.

Neste ano, as etapas de vacinação foram invertidas no estado, atendendo a um pedido do setor, que reclamava da dificuldade de manejo do rebanho no mês de novembro, período de maior incidência de chuva.

Na primeira etapa da campanha, que teve início no dia 1º deste mês, é obrigatória a imunização de todos os bovinos e bubalinos de todas as idades, de mamando a caducando, com exceção para os animais de propriedades localizadas no baixo pantanal mato-grossense.

Atualização de saldo

Durante o período de comunicação, os produtores poderão declarar, ainda, o número efetivo de animais da propriedade, sem sofrer penalidade, conforme prevê a legislação. Já a partir da segunda etapa, que será realizada em novembro deste ano, para casos de divergência será aplicada multa de 1,50 UPF por bovino ou bubalino que não havia sido declarado até então.

A informação declaratória cadastrada e/ou registrada é de cunho exclusivamente sanitário e direcionada ao controle e planejamento das ações de defesa sanitária animal no território estadual, ou seja, não caracteriza garantia de posse e/ou propriedade de terras ou animais.

29/05/2017 | G1 MT


Mais Noticias

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

Nota Luverdense: Mais de 4.500 contribuintes participaram do Sorteio de Páscoa

Cupons eletrônicos emitidos nos últimos três meses concorreram aos prêmios

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde é campeã em prêmio do Sebrae

Coordenador da unidade alcançou 9.939 atendimentos e é o primeiro do ranking estadual

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (29)

Medida foi estabelecida pelo Decreto nº 6.655/2024; serviços essenciais permanecem inalterados

VEJA MAIS