Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Avaliação visa diagnosticar nível de aprendizagem de 5º e 9º ano

Cartão-resposta das provas será corrigido por meio de sistema digital recentemente implantado
Ascom Prefeitura

Nove das 17 unidades da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde, participam do processo de avaliação das turmas de 5º e 9º ano – última etapa do Fundamental I e II. Com a aplicação das provas, que teve início segunda-feira (18) e se estenderá por toda a semana, a Secretaria Municipal de Educação busca diagnosticar a aprendizagem e estabelecer parâmetros do grau de proficiência desses alunos.

Desde a Jornada de Inovação Pedagógica, que marcou o início do ano letivo com uma semana de atividades de formação para todos os profissionais da Educação, a Secretaria tem dado continuidade ao processo de capacitação e de preparação de toda a rede para a nova avaliação do Ideb prevista para o mês de outubro. 

Para a coordenadora do grupo de assessoras pedagógicas da Secretaria, Hosana Caetano, identificar os níveis de conhecimento de Língua Portuguesa e de Matemática dos estudantes que ingressaram nesses dois segmentos finais do Ensino Fundamental com base nos descritores da Prova Brasil – especificação daquilo que as provas devem medir – permitirá confrontar com os resultados atingidos durante a última avaliação do Ideb para conhecer os pontos críticos e fortes.

Além desse monitoramento, a aplicação das provas possibilitará avaliar o novo sistema de correção digital recentemente implantado. “O cartão-resposta dos alunos será enviado para a Secretaria e o sistema fará a correção e emitirá relatórios detalhados. Com os resultados em mão, vamos elaborar nosso planejamento estratégico, intervenções e investimentos pedagógicos para melhorar a aprendizagem das crianças”, destaca.

O sistema de tecnologia digital também possui plataformas que permitem monitorar virtualmente a aprendizagem e localizar onde estão concentrados os principais desafios da rede de ensino do município. “Em 2017, foram feitas duas avaliações – uma diagnóstica e outra final. Em 2018, aplicamos uma inicial, uma no final do primeiro semestre e outra no final. E 2019 começa com esta avaliação fundamental para atualizarmos as informações”.

A partir deste ano, o Ideb passará igualmente a avaliar os níveis de aprendizagem de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Outra novidade será a inclusão do monitoramento dos indicadores de qualidade da Educação Infantil, com foco nas estruturas físicas, equipamentos, materiais e núcleo de ensino pedagógicos.

21/02/2019 | Ascom Prefeitura/Francieli Cela


Mais Noticias

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Projeto Nós Podemos Nadar recebe apoio do Sicoob para construção de academia

Parceria garante atendimento para 1.250 alunos do projeto social

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Agendamento para inscrições de nova etapa do ?Projeto Águas do Cerrado? inicia neste sábado (20)

Agendamento pode ser feito on-line ou no Departamento de Habitação até o dia 28 de abril

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo

19/04/2024 | Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde arrecadou mais de R$ 100 mil no ?McDia Feliz 2023?

Organizadores agradeceram parceria com entrega de certificados e troféus

VEJA MAIS