Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Alunos e professores usam máscaras durante as aulas em assentamento destruído pelo fogo em MT

Incêndio no Assentamento 12 de Outubro em Cláudia já destruiu aproximadamente 3 mil hectares. Moradores reclamam dos prejuízos causados pelo fogo.
Reprodução/ TVCA

Por causa da fumaça das queimadas, alunos e professores de uma escola que fica no Assentamento 12 de Outubro, no município de Cláudia, estão usando máscaras durante as aulas. Nos últimos dias, o assentamento foi devastado pelo fogo.

"É difícil (respirar) por causa da fumaça. Hoje eu tive que vir até com um pano molhado porque ontem tive febre e estava muito cansada. Não consegui nem dormir direito", afirmou a aluna Gabriela Volpato, de 8 anos.

Dos 6 mil hectares do assentamento, de acordo com os assentados, cerca de 3 mil foram destruídos pelo incêndio. No local, vivem cerca de 200 famílias.

Os pequenos produtores precisam recuperar áreas queimadas nos últimos dias. Pomares, hortas e pastos foram destruídos. Até mesmo uma casa de um sítio foi queimada. Porém, o casal que vivia no local não estava na residência no momento do incêndio.

O assentamento ainda está em processo de regularização junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Almeri Fontana, que trabalha em um sítio que tem 90 cabeças de gado, disse que, por causa do incêndio que destruiu o pasto, o patrão vai ter que comprar ração para alimentar o rebanho, até que os 48 hectares de pasto destruídos se recuperem.

"Vai ter adubar. O pasto consegue sair novamente por conta própria, mas na situação que está aqui só reformando o pasto", afirmou.

A sitiante Ana Maria dos Reis também perdeu todos os alimentos cultivados na horta. Ela tinha uma plantação de hortaliças, que já estava vendida.

"Perdi um canteiro de alface, de couve, de salsinha, as mandiocas, as bananas. Vínhamos caprichando para melhorar cada vez mais a produção e ficamos bem desanimados com os estragos causados aqui", lamentou.

25/09/2017 | G1 MT


Mais Noticias

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde é campeã em prêmio do Sebrae

Coordenador da unidade alcançou 9.939 atendimentos e é o primeiro do ranking estadual

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (29)

Medida foi estabelecida pelo Decreto nº 6.655/2024; serviços essenciais permanecem inalterados

28/03/2024 | Lucas do Rio Verde

UAB/UFMT: matrículas abertas para aprovados no curso de Especialização em Educação

Prazo final para efetivar a matrícula é dia 29 de março

VEJA MAIS